Contexto Histórico

MODERNISMO

1- Contextualização: (início do século XX)
● Marcado por extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico;

● Vive-se a euforia chamada belle-époque com a valorização do conforto e do bem viver;

● Em 1914 começa a 1ª guerra mundial, resultante da instabilidade e da corrida armamentista;

● O homem passa a descrer nos sistemas políticos, sociais e filosóficos; passa a questionar os valores de seu tempo;
● Surgem movimentos de caráter agressivo e experimental que rompem radicalmente os padrões de arte tradicional, rejeitam a análise positivista e buscam uma compreensão mais subjetiva do homem de seus problemas, são as chamadas Vanguardas artísticas: futurismo, dadaísmo, cubismo, surrealismo, expressionismo, etc;

● O clima de caos e destruição decorrentes da guerra e o caráter demolidor de Vanguardas, nas primeiras décadas do século, caracterizam-se como os principais elementos que abrem caminho para a nova arte do século XX: o Modernismo.

1ª Fase do movimento modernista Heroica (1922-1930): Entre outros, esta fase revela a eclosão do tenentismo, a revolução do forte de Copacabana, a fundação, no Brasil, do Partido Comunista e a criação da Coluna Prestes. Em 1929, com a estagnação econômico e a queda da bolsa de valores de Nova Iorque, a economia brasileira sofre violenta crise no mercado do café, culminando na derrota de Getúlio Vargas e eleição de Júlio Prestes para a presidência do Brasil. Descontentes, Getúlio e seus aliados se organizam para retomar o poder, o que se dá através da revolução de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário